Dário Cruz

Mamografia

Coimbra na Vanguarda Tecnológica para Detecção do Cancro da Mama

O Centro de Senologia e Ecografia de Coimbra foi criado em Outubro de 1983, na Rua Pedro Monteiro, 122, ocupando uma pequena área de 80 m2, tendo mudado a sua sede em Maio de 1994 para a Av. Calouste Gulbenkian, ocupando actualmente uma área útil de 300 m2, assim distribuídos:
> 2 Salas de Mamografia Digital, 2 Gabinetes Médicos dotados de Ecógrafos e de Estações Digitais de leitura de exames (Work Station), munidas de Sistema CAD (Computer Aided Detection), 1 Sala de Ecografia Geral, e 4 salas de serviços de apoio.

 

Qual é o âmbito da atividade do Centro de Senologia?
O Centro de Senologia e Ecografia de Coimbra desenvolve a sua actividade em diversas áreas da Radiologia/Imagiologia:
a) Imagiologia Mamária, em todas as suas vertentes, incluindo as suas diversas técnicas de intervenção;
b) Ecografia geral, com realce na área da patologia mamária;
c) Compete-lhe e executa ainda exames de Osteodensitometria, de grande importância na avaliação da robustez óssea da mulher pós-menopáusica.

 

De entre os médicos especialistas que cá trabalham, qual o número de especialistas que se dedicam em exclusividade a atividade da Senologia?
Actualmente trabalham no Centro de Senologia 9 médicos, todos especialistas em radiologia, 5 dos quais dedicando-se em exclusivo à Senologia, concretamente à Imagiologia Mamária e Radiologia de Intervenção que lhe está associada, designadamente as Cito-punções e Punções biópsicas (“Core” Biópsias), estereotáxicas ou ecoguiadas. Recentemente adquiriu um novo equipamento para a realização de exames de Mamografia.

 

Em que consiste esta nova tecnologia?

O Centro de Senologia de Coimbra acaba de adquirir um novo Equipamento de mamografia capaz de executar a mamografia digital convencional (2D) e também a sua mais recente tecnologia, designada Tomossíntese (Mamografia 3D) – FUJIFILM Amulet Innovality. Trata-se de uma tecnologia, cuja investigação se iniciou em 1992 e só muito recentemente foi considerada definitivamente eficaz e aconselhável no rastreio e diagnóstico precoce do cancro da mama. Este
equipamento foi também já aprovado pelo FDA (11 Fev. 2011) - Instituição Americana com grande idoneidade científica local e mundial. Estavam pois reunidas as condições de garantia da indiscutível utilidade prática desta nova tecnologia para que este Centro de Senologia, sempre atento aos progressos técnicos da imagiologia Médica, sobretudo na área da Senologia e cultivando também desde sempre o primado da QUALIDADE, se lançasse na aquisição deste equipamento, sendo embora uma resolução muito arriscada em termos financeiros.


Em termos técnicos qual é a diferença para o sistema que utilizava
anteriormente?
Em termos estritamente técnicos, o objectivo é substituir a imagem única da mama com sobreposição de todos os tecidos que a integram por várias imagens de pequenas (milimétricas) fatias da mama, conseguidas através de um curto movimento de angulação (15 / 25 graus) da ampola. 

 

Na perspetiva do paciente, esta técnica denominada de “Tomossíntese” em que difere da técnica que utiliza atualmente, e quais as vantagens em termos de diagnóstico?
É importante realçar que a Tomossíntese e a Mamografia Digital Convencional (2D) são realizadas no mesmo aparelho, em simultâneo ou em diferido, sem qualquer desconforto adicional para a mulher o aumento significativo da dose de radiação na mama. É igualmente importante que a mulher saiba que não é necessária qualquer preparação especial para fazer este exame, cuja execução tem, na prática, a mesma simplicidade da Mamografia Convencional.

 

Na sua opinião, a partir de agora far-se-ão melhores diagnósticos, no Centro de Senologia de Coimbra?

Na sua vertente médica, a Tomossíntese é sem dúvida o maior e mais recente avanço da Mamografia, fornecendo ao radiologista uma visão mais clara e mais precisa da mama e dos seus componentes anatómicos (N imagens de N “fatias” da mama), minimizando o efeito negativo da sobreposição de todo o tecido mamário, como acontece na Mamografia Convencional (2D). Resulta assim possível identificar de forma muito mais clara e eficaz qualquer anomalia mamária, a sua forma e dimensões, bem como a sua localização exacta (3D). 

A tomossíntese veio permitir: 

> Aumentar a sensibilidade da Mamografia, detectando lesões não pela mamografia convencional (2D), com realce para os casos de pequenas lesões ou da presença de microcalcificações, sobretudo em mamas densas ou muito densas (padrão fibroso). 

> Aumentar a especificidade da Mamografia, permitindo excluir lesões consideradas duvidosas ou suspeitas na mamografia convencional (2D), evitando biópsias ou outros procedimentos adicionais desnecessários.

> Melhorar a caracterização das lesões (forma, dimensões e localização), com impacto positivo na abordagem e decisão terapêuticas.

Tanto quanto é possível nesta data expressar quantitativamente estes benefícios, podemos, em termos muito gerais, afirmar que a utilização
sistemática da Tomossíntese permitirá:

  •  Aumento da taxa de detecção do cancro da mama em cerca de 15%, podendo atingir 25% ou mais nas mamas densas;
  • Redução da taxa de biópsias em cerca de 11%;
  • Redução em cerca de 20% da taxa de reconvocação para “aferição diagnóstica” de mulheres integradas em Programas de Rastreio Organizado (Comunitário), como é o caso do Programa da LPCC.

 

CONCLUINDO: Creio estarmos de facto perante uma tecnologia já com suficientes provas dadas para que possamos considerá-la irreversível e que a curto/médio prazo irá certamente substituir integralmente a Mamografia Digital Convencional (2D), com reais benefícios práticos de vária ordem e em diversos campos da Senologia, em particular na sua vertente Imagiológica, designadamente no Rastreio e Diagnóstico precoce do Cancro da Mama.

 

Centro de Senologia e Ecografia de Coimbra
Coimbra, Outubro de 2013
Dário Cruz*
*Director Médico do Centro de Senologia

 


Contacto
Centro de Senologia e Ecografia
(Santo António dos Olivais)
Coimbra - Empresa Inovadora


Centro de senologia e ecografia

Avenida Calouste Gulbenkian 4,1º-s1
3000-090 COIMBRA
( Santo António dos Olivais )
239 241 917
239 487 339